5 erros que você não deve cometer ao comprar o primeiro imóvel!

4 minutos para ler

Um grande marco na vida das pessoas é a aquisição de seu primeiro imóvel. Os sonhos pouco realistas podem fazer com que os compradores de primeira viagem se percam em meio aos diversos detalhes técnicos e opções disponíveis.

Comprar um imóvel não é tarefa simples, mas tomando-se os devidos cuidados, é possível encontrar um que seja confortável e atenda às expectativas da família. Para aprender a evitar os erros mais comuns na hora de comprar o primeiro imóvel, continue acompanhando este artigo!  

1. Deixar de avaliar a realidade do Mercado

Por mais que existe um imóvel ideal, imaginado há muito tempo, é possível que ele não esteja disponível para aquisição ou não caiba no orçamento. As prioridades na hora de escolher um imóvel devem ser listadas com cuidado, mas mantendo a mente aberta para opções que possam surgir durante a busca.

2. Ignorar o planejamento de despesas extras

Outro erro muito comum de pessoas inexperientes na compra de imóveis, é esquecer que há necessidade de dinheiro extra além do preço do imóvel. Despesas com cartórios, impostos, reformas etc, tudo isso deve ser incluído no orçamento. Só depois de avaliar essas despesas, é possível dizer qual imóvel se adapta à realidade financeira da família.

3. Não se ater ao orçamento

Não adianta fazer o orçamento perfeito se ele não for seguido à risca. O planejamento financeiro para comprar um primeiro imóvel deve ser seguido de forma minuciosa para evitar problemas com o endividamento. O descontrole financeiro nesse momento pode causar sérios prejuízos no futuro.

4. Decidir tudo em uma única visita

Gostou de um imóvel? Ótimo, volte para casa, converse com sua família e analise se ele se encaixa no planejamento financeiro e nas prioridades. Não decida em uma primeira visita: vocês vão morar ali por um bom tempo, então é interessante analisar tudo com calma.

Volte ao local do imóvel, em vários dias e horários. Veja como é o movimento na rua, se a vizinhança é segura e quais são os estabelecimentos importantes para vocês que existem na região. Verifique mercados, padarias, farmácias, açougue, banco, escolas etc.

Se a localidade atender aos interesses, pense na estrutura física do imóvel. Marque uma nova visita com o vendedor e avalie a condição do imóvel, se já estiver construído. Caso seja uma aquisição na planta, revise detalhes dos projetos e tire todas as dúvidas com o corretor.

5. Não estudar o histórico do vendedor

Ao definir um imóvel que se deseja comprar é importante analisar, também, o histórico do vendedor. Em caso de pessoa física, deve-se consultar todo o histórico de crédito, analisar certidões e informações financeiras.

Quando se compra um imóvel diretamente com a construtora é importante verificar, além da questão cadastral, a reputação da empresa no mercado. Pesquise se há atrasos na entrega dos imóveis, se a empresa atende bem seus consumidores e revise quais são as condições contratuais.

A compra do primeiro imóvel, quando bem planejada e feita de forma responsável, traz grandes alegrias. Deve-se estabelecer prioridades e pensar em um imóvel que se encaixe em suas possibilidades financeiras. Além disso, é sempre interessante buscar apoio profissional para esclarecer dúvidas e evitar problemas na aquisição.

Gostou do texto? Aproveite para nos acompanhar em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e também no LinkedIn!

Posts relacionados
× WhatsApp