Comprar casas direto com o proprietário: veja os cuidados necessários!

3 minutos para ler

Sabemos que comprar casas direto com proprietário pode parecer tentador, uma vez não é preciso pagar a taxa de comissão como ocorreria se o negócio fosse fechado por meio de uma construtora ou imobiliária. Entretanto, uma compra sem intermediário envolve diversos riscos, que podem trazer gastos ainda maiores, por isso, é preciso pesquisar bastante antes da aquisição.

Dessa maneira, é fundamental conhecer os transtornos que podem ocorrer ao adquirir um imóvel sem contar com o auxílio de um profissional capacitado antes de tomar essa decisão tão importante. Confira a seguir quais são essas possíveis situações e evite cair em golpes! 

Comprar imóveis com dívidas

É preciso tomar muito cuidado ao comprar casas direto com proprietário para não acabar contraindo encargos sem saber, como dívidas altas de IPTU. E quando se trata da compra de apartamentos, é preciso ser ainda mais cauteloso, pois é possível que existam dívidas de condomínio, o que pode até mesmo levar à perda do imóvel.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é exigir uma comprovação da administração do condomínio. Nesse sentido, a contratação de um advogado especialista evita que o comprador se preocupe com essas questões, já que o profissional é a figura responsável por buscar todas as certidões negativas de débito e comprovantes de quitação do imóvel.

Não ter todos os documentos necessários para a compra

Os documentos necessários para adquirir um imóvel são variados e podem confundir quem não está acostumado com esse tipo de situação. Certidão de Registro de Imóveis, certidão de débitos do IPTU e Certidão Negativa da Justiça Federal, por exemplo, são alguns dos diversos documentos fundamentais.

Para quem é leigo no assunto, fica muito difícil analisar os documentos de um imóvel da forma correta, especialmente, em relação à autenticidade da documentação, o que faz com que o comprador fique mais vulnerável a golpes. Por outro lado, um profissional do ramo está devidamente preparado para lidar com esse tipo de situação e identificar possíveis fraudes.

Assinar um contrato com vícios

É comum que os contratos de compra e venda que não são feitos por profissionais sejam elaborados de modo errado ou inadequado. Assim, assinar papéis duvidosos pode causar grandes problemas, uma vez que esse é o documento que garante segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Por essas razões, é fundamental que o arquivo seja elaborado por uma pessoa competente, que tenha os conhecimentos jurídicos fundamentais e entenda as particularidades do mercado imobiliário.

Conforme apresentamos neste artigo, existem diversos cuidados que devem ser tomados para evitar grandes prejuízos e desgastes emocionais ao adquirir um imóvel. Por isso, não é recomendado comprar casas direto com proprietário, sendo ideal contar com o auxílio de um advogado especialista, tendo em vista que esse profissional conhece o assunto e trabalha para garantir tranquilidade e segurança no processo de compra e venda de imóveis.

Se você gostou do post, com certeza vai gostar de saber mais sobre seus direitos de indenização por atraso na entrega de imóvel! Continue conosco e confira muitos conteúdos interessantes!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× WhatsApp