Entenda o papel do advogado imobiliário e por que contratar!

4 minutos para ler

No Direito, temos várias grandes áreas – Cível, Criminal, Trabalhista etc. – e, dentro delas, cada profissional pode especializar-se em diferentes ramos. Um dos ramos da área Cível é o Direito Imobiliário. Já ouviu falar? 

O conhecimento do advogado imobiliário abrange todos os negócios jurídicos relacionados a compra, venda e locação de imóveis, terrenos e similares. 

Se você quer saber por que o advogado imobiliário é indispensável, continue a leitura deste post! 

Para que serve um advogado imobiliário? 

Esse profissional é importante para várias pessoas e setores. Confira quais. 

Para imobiliárias 

Hoje em dia, a maioria das imobiliárias conta com um setor jurídico. Esse conjunto de profissionais, especialistas em Direito Imobiliário, é quem lida com a elaboração de contratos, medidas legais em caso de inadimplência etc. 

Além disso, eles representam a imobiliária em ações judiciais e verificam se um imóvel está regular antes de intermediar negociações. 

Para condomínios 

Condomínios precisam contar com um especialista em Direito Imobiliário, pois frequentemente são alvo de processo dos condôminos ou precisam tomar medidas judiciais contra empresas terceirizadas, pagamentos atrasados dos moradores etc. 

O advogado do condomínio também toma medidas judiciais contra construtoras e incorporadoras quando necessário. O responsável por representar a pessoa jurídica do condomínio e lidar com a contratação de advogados é o síndico.

Para empresas 

Empresas de pequeno, médio ou grande porte geralmente precisam lidar com negociações de imóveis, seja compra, venda ou aluguel. Por isso, é importante ter um profissional que possa identificar possíveis problemas legais no imóvel. 

Por exemplo, verificar se o imóvel é construído em área irregular, se está penhorado ou bloqueado judicialmente, se é objeto de ação de inventário, entre outros. 

Para pessoas físicas 

Se você teve problemas com uma construtora, imobiliária, condomínio ou com outra pessoa física, seja por dívida indevida, compra e venda etc., é o advogado imobiliário que você deve procurar. 

Para alguns outros assuntos relacionados a imóveis, como financiamento e hipoteca, esse também é o profissional mais indicado. 

Ele se especializa em resolver vários tipos de conflitos, buscando leis e jurisprudências que se apliquem ao caso para expor por que seu direito foi prejudicado. 

Para lidar com documentos 

Tanto pessoas físicas quanto condomínios, empresas e imobiliárias podem recorrer a um advogado imobiliário quando precisam lidar com documentos legais. O profissional saberá como redigir qualquer peça ou contrato de forma a evitar nulidades, erros ou obscuridades, garantindo um negócio jurídico transparente. 

Além disso, se você ou sua empresa desejar adquirir um imóvel por meio de leilão, será preciso contar com esse especialista, que lidará com os trâmites para transferência da titularidade.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se deve procurar um advogado somente para ingressar ou se defender de ação judicial, mas também para tirar dúvidas e garantir que procedimentos sejam feitos dentro da lei. 

Para fazer investimentos 

Os investimentos imobiliários estão cada vez mais comuns. Hoje em dia, além de investir na compra de imóveis para aluguel ou revenda, também há a opção de investir em um fundo imobiliário. 

Muitos advogados imobiliários são capacitados a auxiliar na hora de realizar tais investimentos, seja para pessoas físicas ou jurídicas. É importante contar com este tipo de suporte para ter certeza que, além de vantajoso, o seu negócio está de acordo com a lei. 

O conhecimento dos advogados é fundamental para ter segurança jurídica na hora de fechar um negócio. Afinal, imóveis são investimentos muito caros e qualquer erro pode trazer enormes prejuízos no futuro. 

O advogado da área de direito imobiliário também faz toda analise de documentação antes e após a compra, legaliza imóveis sem documentação e resolve problemas com imóveis comprados na planta junto a construtora, tanto na parte estrutural como abusos contratuais.

Agora que você já sabe o que o advogado imobiliário faz, será que não está precisando de umEntre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho! 

 

Posts relacionados

Um comentário em “Entenda o papel do advogado imobiliário e por que contratar!

Deixe um comentário

× WhatsApp