Imóvel na planta: 4 vantagens e desvantagens em adquirir!

3 minutos para ler

Hoje, é cada vez mais comum as construtoras anunciarem e comercializarem as unidades imobiliárias do empreendimento antes mesmo da construção, a fim de conseguir recursos e garantir o sucesso, vendendo o imóvel na planta.

Para o consumidor, em geral é um bom negócio e uma forma possível de finalmente adquirir imóvel próprio a um custo acessível. Afinal, comprar um imóvel na planta pode ser uma saída interessante, mas é preciso ter atenção e cuidado com as questões que permeiam esse tipo de transação.

Para tanto, é preciso, antes de tudo, verificar o histórico da construtora em termos de entrega dos imóveis dentro do prazo e qualidade, analisar os detalhes do projeto a fim de evitar surpresas, tomar cuidado com os custos extras que podem surgir ao longo da aquisição e, especialmente, ter redobrada atenção com os termos do contrato. Essas podem ser questões complicadas no futuro e representar desvantagens sérias.

Veja, na continuação de nosso artigo, algumas vantagens ao adquirir um imóvel na planta para fazer uma escolha consciente!

1. Condições de pagamento

Um das maiores vantagens em se adquirir o imóvel na planta são as condições de pagamento disponíveis, como parcelamento e financiamento em instituições financeiras que garantem parcelas mais baixas e de longo prazo.

Isso possibilita menor impacto mensal no orçamento pessoal ou familiar e planejamento financeiro mais estável. No entanto, é preciso ficar atento durante a negociação das condições de pagamento de imóvel na planta, quanto aos juros de obra, índice de reajuste, valores das parcelas e outros.

2. Oportunidade de personalização

A compra de um imóvel na planta garante, quase sempre, a possibilidade de personalização deste durante a construção. Embora haja modelos padrões e limitações estruturais, as medidas e número de cômodos podem ser alterados, além da escolha de acabamentos, instalações elétricas e outras possibilidades.

Isso dá personalidade ao imóvel, o que não seria possível fazer com o construído sem um alto custo de reforma. Assim sendo, uma vantagem é justamente poder ter sua unidade imobiliária com seu jeito, pronta para mudar.

3. Valorização do imóvel

Um imóvel na planta tem um custo de aquisição menor que o normal do mercado por si. Mas, para além disso, em geral a construção de um empreendimento imobiliário eleva o valor da região e, por conseguinte, do próprio imóvel. Ou seja, existe uma alta grande no preço final da propriedade.

A valorização do imóvel é um dos fatores mais determinantes a se considerar na hora da aquisição e, para tanto, é preciso considerar não apenas o empreendimento, mas tanto a vizinhança e o grau de confiabilidade da construtora.

4. Investimento seguro

Um imóvel na planta tende a alcançar uma alta valorização depois de construído. Isso faz dele um investimento seguro e, por isso, muitas pessoas compram propriedades nessa modalidade para aumentar seus bens e para investir no mercado imobiliário.

Tomando os cuidados iniciais para evitar as consequentes desvantagens, a aquisição de um imóvel na planta se mostra uma possibilidade muito viável para adquirir uma propriedade valorizada, especialmente quando se conta com a assessoria jurídica especializada para auxiliar em todas as etapas de negociação.

Tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário abaixo!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× WhatsApp