O que perguntar para o corretor de imóveis antes de comprar um apartamento?

3 minutos para ler

Antes de fechar o contrato de compra e venda de um apartamento é importante ter certeza de que não restou nenhuma dúvida. Para garantir que tudo foi bem esclarecido, o ideal é separar uma lista contendo as perguntas que você deseja fazer para o corretor de imóveis. Assim, é possível evitar que as emoções afetem o momento e permitam que algo importante seja esquecido.

Afinal, você sabe o que perguntar para o corretor de imóveis? Para saber quais são os pontos mais importantes, continue com a leitura e acompanhe este artigo. Aqui, separamos as principais dúvidas para um negócio ser bem-sucedido!

Qual é o valor do condomínio?

Ao adquirir um imóvel é importante refletir sobre os custos advindos dessa escolha. No caso dos apartamentos, a taxa de condomínio varia bastante de acordo com o tamanho, quantidade de unidades, espaço de área comum, funcionários, tipos de administração etc.

Como a tendência da taxa de condomínio não costuma ser de queda, é importante conhecer desde já os números, de preferência com alguns anos de histórico para constatação dos aumentos. Isso assegura que o valor caberá no orçamento da família junto com as demais despesas.

Quanto o imóvel paga de IPTU?

Além do condomínio, consulte o corretor sobre o valor dos impostos cobrados sob o imóvel. Regiões com alta valorização imobiliária podem ter valores de IPTU consideráveis. A diferença entre bairros pode ser grande o suficiente para fazer uma segunda opção se tornar a melhor alternativa. Portanto, não deixe essa variável de fora dos cálculos, conheça todos os elementos antes de fechar negócio.

Posso enviar uma proposta?

Quase nunca o valor do anúncio é o mínimo que o proprietário aceitaria em uma negociação. Questione sobre a possibilidade de negociar o preço do imóvel apresentando uma proposta. Muitas vezes, essa pergunta traz uma economia importante, o que pode ajudar no pagamento das despesas com a aquisição do imóvel, como emolumentos de cartório e ITBI.

Quais são as formas de pagamento?

Antes de assinar o contrato é importante conhecer as formas de pagamento aceitas pelo vendedor. Alguns imóveis podem não estar aptos ao financiamento bancário, por exemplo. Em outros casos, é possível abater parte do pagamento com outro imóvel ou até mesmo um automóvel. Sendo assim, conheça todas as opções existentes para escolher a melhor opção.

Como é a infraestrutura do local?

A escolha de uma nova casa pode significar a mudança para uma vizinhança desconhecida. Nesse caso, aproveite os conhecimentos do corretor para obter indicações sobre as proximidades. Pergunte sobre mercados, padarias, escolas, hospitais, linhas de transporte coletivo e qualquer outra necessidade cotidiana de sua família. As opções de infraestrutura de um bairro são um critério importante para a qualidade de vida dos moradores.

No momento da decisão final sobre comprar um apartamento, saber o que perguntar para o corretor de imóveis pode salvá-lo de uma enrascada. Analise as respostas com tranquilidade e compare as condições do imóvel com os parâmetros estabelecidos antes da visita. A compra deve ser feita de forma racional, com uma reflexão sobre todos os aspectos, para evitar problemas e arrependimentos futuros.

Agora que você já sabe o que perguntar ao corretor, descubra também os direitos do comprador pelo atraso na entrega de imóvel!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× WhatsApp